domingo, 8 de janeiro de 2012

O que é ser Ateu?

                                           vitruviano-256x300
Isso é algo que muitos não compreendem. Vamos começar pela forma técnica antes de entrar na passional.
Ateísta é uma pessoa que não acredita em divindades, muito menos religiões, o ateu busca na ciência as respostas sobre de onde viemos e para onde vamos.
Alguns ateus cometem o erro de atacar e condenar os Deuses alheios. Eu os entendo, sei como é difícil uma mente atéia vislumbrar um ser racional, com o poder de construir, de criar, com a capacidade de ser tão bom ou tão ruim, em fim um ser com um cérebro poderoso como o do ser humano, simplesmente aceitar a existência de um criador, sem questionar, sem aceitar os erros de sua crença, que é totalmente baseada um ponto: A fé.  Mas o que é a fé? Acreditar no que não se vê, no que não se sente, no que não se prova, acreditar em um Deus que lhe quer de joelhos e que promete lhe tornar um Rei, um Deus que, segundo seu próprio livro sagrado, ja matou tantos quanto diz ter salvo, porém não tem a dignidade de se mostrar, para mim não é um Deus é um Tirano…
Perdão, perdi o foco… (perdão aos que se ofenderam).
Retomando…
O ateu também ama, também ri, também chora e vive no mesmo mundo que você seja qual for a sua crença, só que ele o vê de uma forma diferente. Minha é família e praticamente toda evangélica e os que não são são católicos fervorosos. Eu não os critico por isso, eu os amo sabe por que? Porque quando meus pais vem a mim e dizem: “ Filho, pare com isso, venha para Jesus, ele pode lhe salvar.” Eu não sinto ódio, nem revolta, porque é visivel nos olhos deles o desjo que de que eu realmente aceite esse Deus, porque eles realmente acreditam que se eu não fizer isso eu não serei salvo! Ou seja eles o fazem por amor e não por preconceito quanto ao que eu acredito.
Me sinto mal com isso, sinto pena deles na maioria das vezes, mas me conforta saber que eles são felizes assim, portanto evito discutir o assunto, acho que o importante é isso, se eles são felizes seguindo a essa farsa, tudo bem.
O Ateu de verdade busca respostas concretas, mas não deixa de ouvir certas opiniões, a não ser que envolvam religiões, não conheço nenhuma que mereça respeito. A poucos dias tive uma longa conversa com uma bióloga, ela não acreditava em religiões, mas acreditava em uma força maior do que a ciência (que ela preferiu chamar de “acaso”) usou diversos argumentos interessantes, como o porque de existirem tantos seres diferentes com caracteristicas tão bem definidas, será que tudo foi por mero acaso, conhecidência? Bom ela acredita que é impossível sem que haja um Deus por trás de tudo, não um tirano, não um aproveitador, mas uma força, maior do que a ciência.
Eu não concordo com ela, mas tenho que adimitir este tipo de Teísta, merece muito respeito, ele não é do tipo que leu um livro chamado sagrado e simplesmente aceitou, não foi por influência de um padre ou pastor. Ela buscou uma resposta e chegou a esta conclusão, e isso eu respeito muito, a opinião de alguém que pensa.
Na verdade eu não acho que alguém saiba a verdade, todos que não se prendem a religião, mesmo que sejam teístas admitem não saber as respostas, mas temos uma opinião, e somos abertos as opiniões alheias (desde que não venha rotulada de Catolicismo, Protestantismo ou qualquer religião que seja). Se você é um ser racional e usa dessa habilidade, ainda que acredite em Deus, eu lhe respeito muito, agora se sua base e uma religião, bom neste caso eu lhe respeito por obrigação, mas não venha querer me evangelizar porque paciência tem limite.
Agora me responda e você: Em que acredita e por que?

1 comentários:

Rafael Pereira disse...

olha, eu nao estou afim de uma briga, mas vcs ateus vao arrepender de terem escolhido nao estar em nenhum dos lados, no final dos tempos, nao foi uma ameaça e sim um aviso, Deus voltará e nao poupara os que nao seguirem ele... nao sou fanatico nem extremista mas nao acreditam na biblia, nem no protestantismo?? entao sofram as concequencias no final dos dias

Postar um comentário